As grandes navegações
Portugal
Caravelas das Grandes navegações
Desde o inicio os portugueses praticavam navegações, no litoral de seu território, principalmente para pesca de bacalhau. Essa atividade foi benéfica aos portugueses dando-lhes vantagem na época das grandes navegações e descobrimentos marítimos.
Durante os séculos XV e XVI os portugueses se lançavam nos mares (atlântico, indico e pacifico) para descoberta de novas terras e principalmente uma rota marítima que os levassem as Índias, esse período ficou conhecido como era das grandes navegações e descobrimentos marítimos. Nessa mesma época os portugueses tiveram grande sucesso nos empreendimentos marítimos, com isso, Portugal descobriu e conquistou vários
Territórios na África, Ásia e America do Sul.
Nos séculos XIV e XV os português navegavam em direção a costa africana em busca de vegetais, recursos minerais e outras riquezas,só tendo grande sucesso nos séculos XV e XVI.
No final do século XV o que mais proporcionava mais riquezas era o comercio asiático (seda, jóias e temperos pimenta, noz-moscada, açafrão, gengibre, canela, etc.)os produtos eram muito procurados pelos europeus.As especiarias viam do Oriente(principalmente da Índia e China). Esses lucrativos comércios eram governados pelos genoveses e venezianos que dominavam a rota exclusiva do mar mediterrâneo.
Os portugueses tiveram que buscar uma nova rota para fazer compra direta com os asiáticos. Em 1498, comandando uma esquadra de caravelas, o navegador Vasco da Gama chegou as Índias, contornando o continente africano. Nestes momentos os portugueses passaram a comercializar as especiarias com a Europa obtendo altos lucros e tornando – se uma das potencias da época.
Em abril de 1500