Administracao e Organização
Texto 1 :Dois Anos sem crescer Texto trata da empresa Casas Bahia, primeira colocada na lista de varejistas de eletroeletrônicos e móveis, cujo modelo de negócios era visto como inovador e seu crescimento era surpreendente segundo seus concorrentes. Uma empresa que visava o consumidor de baixa renda e vendia seus produtos a preços acessíveis. Porém, a partir de 2006 a expansão vertiginosa começou a frear, o crescimento ficou estagnado. A companhia alegava que era devido a renda insuficiente do país, seus concorrentes e fornecedores enfatizavam que esta estagnação era devido à voracidade e ousadia de sucesso que a empresa buscava. Entretanto, Para a associação de comerciantes, os locais onde a empresa visava se instalar eram vistos como locais inadequados (como Caxias do Sul) pois os moradores da região eram vistos como “bairristas”, preferiam comprar produtos de suas redes locais. Lutando contra este impasse de expansão, a Casas Bahia decidiu cortar custos, demitir funcionários, eliminar departamentos e fechar as lojas que não eram bem vindas em determinadas regiões do país. Para outras empresas, normalmente, a frota de caminhões é terceirizada, porém, não para as Casas Bahia. O filho do fundador da empresa, Michael Klein, alega que não prefere cortar custos a atender melhor seus clientes. Eu, particularmente, concordo com sua decisão, afinal, “o cliente tem sempre razão”, a empresa decidiu atender as opiniões de seus consumidores, mostrando-lhes respeito e dedicação.
Texto 2: A Questão da Localização Industrial
O assunto central do texto são as características de empresas que irão se implantar em determinado lugar, alguns critérios de fundamental importância são observados por elas para que aja melhor aproveitamento do espaço onde se instalarão.
Alguns dos critérios são: disponibilidade de mão de obra e matérias primas na região, como é a infraestrutura do lugar (existência de energia