Administracao e organizacao
1 - Vantagem Competitiva:
# Atributos que diferenciam a organização de seus concorrentes;
# Aspectos que evidenciam como a organização é percebida e se destaca em seu setor;
# É definida sob o ponto de vista do consumidor tendo-se como referencia a concorrência;
# Baseia-se em recursos raros, difíceis de se imitar e não substituíveis.
2 - Fatores críticos de sucesso: capacidades, recursos e tempos que uma empresa deve possuir para ter negócio determinado. O grau dos fatores críticos de sucesso permitirão avaliar a posição competitiva do negócio.
Exemplos de fatores críticos de sucesso: distribuição; comercialização; tecnologia; fabricação e capacidade organizacional.
3 - Competências Essenciais: conjunto único de conhecimentos, habilidades e tecnologias, gerados durante sua história, que permite à empresa oferecer um determinado benefício ao cliente.
Por serem únicas, peculiares da organização, possibilitam à empresa se diferenciar dos competidores sob à ótica dos clientes.
É muito pouco provável que uma competência essencial se baseie inteiramente em um único indivíduo ou em uma pequena equipe.
As competências não sofrem desgastes, embora possam se perder seu valor com o tempo. Em geral, quanto mais a competência é usada, mais aprimorada e valiosa ela se torna.
Nem toda vantagem competitiva é uma competência essencial. Vantagens competitivas podem ser fundamentais para dada empresa e serem a chave do sucesso, mas não ser um exemplo de competência essencial.
Indicam para a uma organização em quais mercados em que ela poderá ter sucesso no futuro.
Condições para ser uma “Competência Essencial“: Possuir valor percebido pelo cliente; ser fator de diferenciação entre concorrentes; possibilitar capacidade de expansão; estar presente em toda organização.
Exemplos: SONY(miniaturização); 3M(inovação e processo de desenvolvimento de produtos); Copel (planejamento na área de energia).
Alianças Estratégicas
Alianças Estratégicas: Aliança