análise criminal
VIGÉSIMO TERCEIRO BATALHÃO
231ª CIA DE ENSINO E TREINAMENTO
ANÁLISE CRIMINAL
1º TEN FILIPE CARDOSO BORGES
MAPEAMENTO DA CRIMINALIDADE
ANDRÉIA APARECIDA LUCAS
JEFERSON LUIZ TEODORO E SILVA
ROGÉRIO ALVES DE MORAIS
SANDERS SANTOS DA SILVEIRA
VALÉRIA SOUZA DE MELO
Divinópolis, Agosto – 2013
INTRODUÇÃO
Desde a época em que a Polícia Militar utilizava alfinetes para efetuar análise criminal em mapas até os dias atuais eles ainda são utilizados, contudo, com grandes avanços, principalmente na tecnologia e informática. Um mapa utilizado para acompanhamento de delitos que durava semanas para ficar pronto, hoje pode ser produzido em apenas alguns minutos ou segundos, possuindo grande facilidade de ser alterado ou copiado.
Os órgãos policiais que tem como principais funções o combate e prevenção do crime através de policiamento preventivo, repressivo e investigatório, utilizam rotineiramente o mapeamento da criminalidade, isto com objetivo de realizar uma melhor prestação de serviços à sociedade.
Para a Polícia Militar, os mapas proporcionam a verificação de concentração de crimes e delitos por tempo e espaço, bem como tem um importante papel na pesquisa, análise e apresentação de dados.
Através dos mapas pode-se formular hipóteses para crimes e delitos, para posterior verificação e comprovação (ou não), processo de suma importância na análise criminal.
Este trabalho direcionado ao mapeamento da criminalidade visa mostrar aos alunos do CEFS 2013 o quão é importante a utilização dos mapas na análise criminal.
1. MAPEAMENTO DA CRIMINALIDADE
1.2 Conceito / Informações
Conceitualmente, o mapeamento da criminalidade significa representar graficamente a distribuição espacial dos dados da criminalidade através da utilização de mapas. Atualmente os mapas são utilizados não somente pela Polícia Militar, mas por vários