Trabalho de Socioambiental
INTRODUÇÃO
1 – Primeiramente antes de falar sobre Gestão Socioambiental, devemos entender que esse tipo de gestão alia dois fatores: Responsabilidade Social e Gestão Ambiental. Para fortalecer a ideia do que significam estes termos, podemos utilizar algumas citações.
2 – Citações Responsabilidade Social
“O conceito de Responsabilidade Social está se ampliando, passando da filantropia, que é a relação socialmente compromissada da empresa com a comunidade, para abranger todas as relações da empresa: com seus funcionários, clientes, fornecedores, acionistas, concorrentes, meio ambiente e organizações públicas e estatais (Grajew apud Fróes e Melo Neto, 2001).”
“No Brasil, com seus vícios, ainda se confunde a responsabilidade social empresarial ou cidadania empresarial com o investimento que a empresa faz na comunidade. É até muito comum ouvirmos de uma organização:”Somos socialmente responsáveis porque apoiamos determinado projeto ou fazemos doações para a comunidade.” Isso é altamente louvável e importante. Mas o conceito de responsabilidade social, como relacionamento das organizações com a comunidade, é muito mais amplo. O tema deve ser tratado na sua abrangência total. Precisamos falar de todos os impactos da tecnologia nas pessoas, nas organizações, na sociedade e no ambiente. São vários tipos de impactos provocados por uma empresa no seu entorno. A idéia não é fazer uma crítica disso, mas dar consciência, trazer à luz essa discussão em primeiro lugar para depois mexer no que precisa ser mexido, no enfoque da nova ótica de consciência cidadã (Grajew, 2003).”
“Os administradores começaram a ver que suas organizações não se baseavam somente, nas responsabilidades referentes a resolver problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir e para quem produzir) têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das