Trabalho Socioambiental Hsbc
Setor Bancário Brasileiro
No mundo globalizado e competitivo, com tantas oportunidades econômicas e financeiras, fica evidente que as grandes corporações fazem o Maximo desempenho se tornarem competitivas. Com os grandes bancos não parece ser diferente, e criatividade é infinita, mas não restam dúvidas de que nos dias atuais os cidadãos estão mais conscientes, não só como cautelosos consumistas, mas sim como agentes de defesa do meio ambiente e em prol da responsabilidade social.
No caso dos bancos buscam-se padrões de qualidade internacional com a finalidade de mostrar para os stakeholders (parte interessada) os seus valores empresariais em prol de uma política socialmente responsável. Assim conseguem mostraras diretrizes que norteiam a empresa, levantando a bandeira de ética dos negócios perante a comunidade local e com o marketing estratégico empresarial. Mas por que as instituições financeiras também estão de olho no meio ambiente? Na verdade, a cada dia, as pessoas gostam e cobram cada vez mais de empresas que se preocupam com o meio ambiente e principalmente das que tem essa preocupação bem definida nas suas metas de desempenho. E o fator sustentabilidade, então, se torna uma política da empresa, ganhando espaço marketing das empresas. Por isso evitando, de certa forma, a degradação do meio ambiente e colaborando para o desenvolvimento social e econômico das comunidades os bancos ganham credibilidade e aumentam seus lucros.
A preocupação atual com o futuro da humanidade nos aspectos sociais e ambientais gerou uma corrida das grandes corporações em demonstrar aos seus clientes que tem as questões socioambientais entre suas principais iniciativas. Além disso, essas grandes empresas, com todo seu poderio, descobriram que os clientes realmente gostam de empresas que contribuem com essas temáticas. Então, com seus objetivos alcançados, estas grandes empresas investem cada vez mais em programas ambientais e sociais, mas