administracao publica
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus que sempre esteve comigo durante a minha caminhada estudantil e por me ter proporcionado uma família muito especial.
Aos meus pais, pelos valores morais e éticos que me proporcionaram desde pequena e que sempre participaram duma forma integral em toda a minha vida. Aos meus irmãos, , pela paciência que tiveram em suportar a minha ausência durante os anos de estudos. As minhas Tias , e que estiveram comigo sempre nos momentos de alegria e tristeza, proporcionando-me um apoio moral.
Aos meus amigos e colegas do Instituto Médio Politécnico, em especial o que de forma incansável estiveram comigo nos momentos de alegria e de tristeza.
Finalmente, agradeço à todos que directa ou indirectamente contribuíram na minha formação académica, moral e espiritual e agradeço também àqueles que tudo fizeram para que este trabalho se tornasse uma realidade.
Notas de Abertura
A realização do Projecto da Administração e Finanças Públicas, consubstancia-se na focalização das finanças públicas na promoção do desenvolvimento do país, ancorado no princípio da Boa Governação – capacidade de prestação de contas, transparência, entre outros – e traduz-se na obtenção de um elevado da actividade pública, na promoção da estabilidade macroeconómica, do crescimento económico, da redução da pobreza, da coesão social e regional, da durabilidade ambiental, em suma na melhoria do bem-estar da população de Moçambique.
Introdução
O desenvolvimento e crescimento económico que se tem registado nos últimos anos em Moçambique, faz com que haja sempre uma crescente preocupação por parte do Governo em modernizar e actualizar o seu papel como responsável na administração financeira pública. Para que se possa perceber exaustivamente o Sistema da Administração Financeira do Estado (SISTAFE), é preciso que a contabilidade pública moçambicana tenha consistência, comparabilidade, materialidade e