Administracao financeira internacional
Empresa Multinacionais, as EMNs são empresas que tem ativos e operações em mercados estrangeiros e extraem parte das suas receitas e lucros totais desses mercados. Alguns fatores singulares do ambiente internacional tendem a complicar a administração financeira das multinacionais, pois se deparam com uma série de leis e restrições ao operar em diferentes Estados nacionais. As complexidades jurídicas e econômicas presentes nesse ambiente são significativamente diferentes das que enfrentaria uma empresa doméstica. Devido a isso, faremos uma abordagem simples e resumida de como as EMNs regem nessas relações.
Os principais blocos comerciais como Nafta (Acordo de livre comércio da América do Norte), Cfta( Acordo de Livre Comércio da América Central), EU (União Europeia), Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático) levarão uma parcela crescente de comercio mundial a ocorrer no contexto de acordo regionais.Todos esses laços comerciais levam as EMNs a traçar uma rota compatível com o número crescente de acordos comerciais em todo mundo. Apesar de todos os desafios, aas empresas norte-americanas se beneficiaram da formação de pactos de comércios regionais e bilaterais se estiverem preparadas para isso, como oferecendo um mix de produtos atraente ao um grupo variado de consumidores e estar preparado para tirar proveito de diversas moedas e instrumentos financeiros.O GATT e a OMC são órgãos que monitoram as praticas comerciais mundiais e mediam disputas entre os países membros, mas sua eficácia a longo prazo tem se tornando cada vez mais incerta, dado a complexidade de acordos entre os países e a até a oscilação da economia.
Em muitos países, a atuação de uma empresa estrangeira como subsidiária ou filial pode assumir duas formas, ambas semelhantes à sociedade por ações norte-americana (SA), criar uma empresa sob forma de S.A pode envolver a maioria dos dispositivos que regem as sociedades por ações com sede nos Estados