Transtorno obsessivo compulsivo
O TOC é uma doença difícil de entender e também difícil de ser diagnosticada, principalmente porque alguns de seus sintomas são considerados comuns para algumas pessoas e, sobretudo, porque as pessoas que trazem as características da doença, fazem de tudo para disfarçar e esconder sua manifestação, por medo ou vergonha. Esse fato dificulta a identificação da doença e conseqüentemente, seu tratamento. Apenas os casos mais graves, são diagnosticados facilmente e ainda assim são confundidos com outras doenças mentais.
O presente trabalho visa, abordar o tema, a partir de estudos feitos por vários especialistas: médicos, psicólogos e terapeutas, uma abordagem clara e objetiva da doença, na tentativa de levar esse conhecimento a várias pessoas, para melhor entender o TOC, como também, quando e como procurar ajuda.
Para entender uma doença é preciso buscar suas origens, suas causas, conceituá-la e diferenciá-la corretamente, para, só assim, buscar o tratamento.
Através da observação e relatos de sintomas, é possível diagnosticar o transtorno e melhor tratá-lo.
As causas para o TOC são variadas e diversos fatores interferem e ou determinam a doença.
Existem também, formas diferenciadas e alternativas de tratamento que devem ser conhecidas e a escolha deste, deve ser de acordo com o estágio em que se encontra a doença no paciente.
Melhor entender, diagnosticar e tratar o TOC, estes são os principais objetivos do presente trabalho.
2 - O Transtorno Obsessivo Compulsivo
2.1 – O que é?
O transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), é um transtorno de ansiedade caracterizado por pensamentos incontroláveis indesejáveis e repetitivos, assim como comportamentos ritualizados que se sente compelido a executar. Se você tem TOC, provavelmente reconhece que os seus pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos são irracionais, mas, mesmo assim, você sente-se incapaz de lhes resistir e