Administra O Geral
A organização constitui a segunda das funções administrativas, vindo após planejamento e antes da direção e do controle. Organizar significa estruturar e integrar os recursos organizacionais, definir a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, estabelecer a divisão do trabalho através da diferenciação, definir os níveis de autoridade e de responsabilidade, agrupando e dispondo recursos de forma mais adequada, para o alcance dos objetivos estratégicos.
É através da função de organização que se estabelece a divisão e subdivisão do trabalho. Em toda e qualquer organização humana, são desempenhadas funções técnicas e administrativas. O subsistema administrativo, ou gerencial atua sobre o subsistema técnico, ou operacional, visando a melhor combinação dos recursos disponíveis, na busca por resultados.
A tarefa básica da organização é estabelecer a estrutura organizacional. Existem dois caminhos para se abordar a estrutura organizacional: a especialização vertical e a especialização horizontal. A primeira conduz aos níveis de hierarquia, e a segunda, a áreas de departamentalização. A organização é a forma como a organização agrupa suas atividades e define a autoridade de cada administrador.
Em outras palavras, organização tem a função administrativa de organizar, parte do processo administrativo. Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações e atribuições a cada um deles.
2 - A importância da organização na administração geral
A Administração é uma das vias que nos conduzem ao objetivo das empresas ou entidades. Os administradores são pessoas encarregadas de fazer planos, organizar, dirigir e controlar as operações, por meio do esforço conjunto dos empregados (técnica administrativa). A administração é o alcance de metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente com planejamento, organização, liderança e controle dos recursos