Administra de materiais
De
Materiais
ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL PROF AGAMENONM MAGALHÃES
ALUNA: WERISLAYNI OLIVEIRA DA SILVA
SÉRIE: 2 ANO
TURMA: LOGÍSTICA
TEMA: TENDÊNCIAS DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
1.PLANEJAMENTO
2.ESTRATÉGIAS
3.FORNECEDORES
4.TECNOLOGIA
5.EXEMPLO DE UMA EMPRESA
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS
INTRODUÇÃO
Empresas que otimizam a gestão de seus estoques conseguem diminuir entre 40% e 65% o tempo de seus ciclos financeiros. Resultado: a disponibilidade de capital chega 2 a 3 meses mais cedo em relação às outras empresas.
Em tempos de alta competitividade e redução das margens de lucros, a administração de materiais é o grande diferencial de pequenas, médias e grandes empresas. A lógica é simples: quanto mais rápido as empresas obtêm dinheiro de suas vendas e quanto menor for seu estoque imobilizado, mais rapidamente poderão reinvestir em matérias-primas, operações ou melhorias em suas plantas. A eficiência do setor de estoque também prevê a eliminação dos excessos sem que isto comprometa a disponibilidade da matéria-prima para as empresas. A administração de materiais tem ganhado cada vez mais o status de ‘estratégico’ em uma empresa, não são mais aplicados os modelos de gestão antigos, onde o setor era visto como operacional e de valor secundário. Por isso é importante que empresas e profissionais busquem conhecimentos teóricos e práticos que os possibilitem desenvolver, de forma eficaz, a administração de materiais.
1.PLANEJAMENTO
O planejamento de materiais surgiu com a necessidade de planejar o atendimento da demanda e dos mercados.
É usado para minimizar a falta de material no estoque; reduzir as lead-times( o tempo decorrido entre chegada de um pedido efetuado por um cliente até este pedido ser entregue); os custos da compra e armazenagem; melhorar o fluxo caixa de aquisição e otimização dos processos que movimentam os materiais. Estes itens fazem uma grande diferença na gestão de materiais, na eficiência logística, na produtividade e rentabilidade