Administra o de materiais
Controlar o consumo das matérias primas para que a previsão de gasto seja cumprida. Estoques são mantidos para que a produção não tenha seu ciclo produtivo interrompido.
A Administração de Materiais não se relaciona exclusivamente com o controle de estoques, envolve um amplo campo de relações interdependentes materiais e financeira e que precisam ser bem administradas para reduzir custos e evitar desperdícios, alavancando os resultados da empresa como um todo.
A administração de materiais consiste em vários processos, identificação e seleção de fornecedores, levantamento de demanda, encaminhamento de pedidos/ ordens de compras aos fornecedores, follow-up (acompanhamento dos pedidos junto aos fornecedores), recebimento dos materiais, inspeção das características técnicas e se estão em conformidade, armazenamento e distribuição.
Identificação e seleção de fornecedores: este processo é fundamental para o bom andamento das operações internas da empresa. Pois os fornecedores devem ser criteriosamente avaliados, bem como seus produtos. Os aspectos que devem ser analisados são: comprometimento, seriedade, pontualidade, qualidade, preço e entrega. De uma forma geral, os que apresentarem melhor custo benefício serão os aprovados.
Levantamento de demanda: este assunto integra uma série de atividades, consumo das matérias primas/ ficha técnica do produto (esta atividade auxilia no controle do consumo das matérias primas para que a previsão de gasto seja cumprida), PCP (planejamento e controle da produção), analise das necessidades de compra considerando e abatendo os itens existentes em estoque atualmente.
Encaminhamento de pedidos/ordens de compra aos fornecedores: de acordo com a demanda levantada no processo anterior e obedecendo a disponibilidade financeira da empresa (dinheiro disponível em caixa e metas de compra), os pedidos são elaborados e encaminhados aos fornecedores com as entregas planejadas e programadas para que os estoques