Adminidtração
1) Conteúdo 2 – Módulo 1 - Exercício 1:
Philip KOTLER (1975), um dos defensores da utilização do Planejamento Estratégico, propõe o seguinte conceito: “O Planejamento Estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente”. A direção engloba os seguintes itens: âmbito de atuação, macropolíticas, políticas funcionais, filosofia de atuação, macroestratégia, estratégias funcionais, macro-objetivos, objetivos funcionais.
a- Falso b- Verdadeiro
Resposta: B
Justificativa:
O grau de interação entre uma organização e o ambiente, pode ser positivo, neutro ou negativo, é variável dependendo do comportamento estratégico assumido pela organização perante o contexto ambiental.
2) Conteúdo 2 – Módulo 1 - Exercício 2:
Há dúvidas sobre as diferenças entre Planos Estratégicos, Táticos e Operacionais. Russell ACKOFF (1966) esclarece que o Plano Tático é pertinente à organização como um todo, enquanto os Planos Estratégicos estão relacionados com as diversas áreas da organização. Por exemplo, um Plano Financeiro e um Plano de Marketing são Planos Estratégicos. Para operacionalizar os Planos Estratégicos, são preparados os Planos Operacionais, que orientam a alocação de recursos para cada parte dos Planos Táticos.
a- Verdadeiro b- Falso
Resposta: B
Justificativa:
Na verdade um plano financeiro e um Plano de Marketing não são Estratégicos e sim Táticos.
3) Conteúdo 2 – Módulo 1 – Exercício 3:
Com a estabilidade dos cenários econômicos no mundo, inclusive no Brasil, surgem alguns fatores positivos sobre os quais deverá se concentrar a atenção dos administradores. Questões como alto crescimento econômico, globalização, desregulamentação governamental, inflação, abundância de alguns recursos bem como a escassez de outros, custo do petróleo e protecionismo internacional deverão alertar as organizações para a utilização e aperfeiçoamento