Adm e neg
Informática I – Prof. Paulo Cesar Spigolon
OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA INTERNET
Nas linhas seguintes vamos abordar de modo resumido a Internet, os sistemas de informação na Internet, Intranets, Extranets, ASP (Application Service Provider), Comercio
Eletrônico, B2B, B2C e e-Procurement.
A INTERNET
A Internet é a grande rede mundial. Também é conhecida como a rede das redes.
É um exemplo de rede do tipo WAN - Wide Area Network e nela ocorre o processamento descentralizado e distribuído pelas diversas maquinas que comporão a rede.
Historicamente, ela surgiu a partir de outra rede, a ARPANET, nos EUA, na época da guerra fria, na década de 60. Esta época caracterizava um período da história mundial em que havia o temor de uma guerra nuclear e a possibilidade de ataques aos grandes centros de processamento de dados com o objetivo de destruir a maquinaria de informação de um país.
A finalidade inicial da ARPANET era ter um processamento distribuído, evitando assim a perda de bancos de dados e informação a qual poderia ocorrer no caso de um ataque com armas atômicas, como já mencionado, fato este que poderia por conseqüência causar um colapso no processamento de dados e no sistema de informações de um pais.
Posteriormente, na década de 90, com o uso das redes de microcomputadores, a melhora da conectividade entre máquinas, o surgimento de microcomputadores com processadores mais rápidos, memórias mais robustas e o aparecimento de ambientes gráficos levaram ao crescimento sem precedentes da grande rede que já fazia uso de ferramentas ou padrões de comunicação da Internet, como é o caso do CHAT para ”batepapo eletrônico”, FTP para transferência de arquivos e Web ou WWW - World Wide Web para as páginas e portais de informação.
A Microsoft aposta muito no XML que é uma linguagem para dados estruturados na web. Sendo assim, fica fácil incorporar objetos (imagem, som, link) que facilitam a navegação e apresentação dos