Futebol, um espetáculo para todos
Caio Henrique Raffaelli da Silva
Atualmente, é uma das coisas mais fáceis se terem uma opinião formada sobre o futebol brasileiro, pois praticamente em cada esquina que se anda existem pessoas de todas as idades, religiões, e cores jogando o futebol. Isto se deve por incontáveis razões, mas algumas destas razões pelas quais o futebol se tornou este ‘’ícone’’ do Brasil no mundo a fora serão expostas no texto a seguir.
A idéia de opinião formada sobre o futebol se dá, principalmente pela enorme mídia envolvendo o futebol em todo o território brasileiro, em qualquer lugar que se vai, em qualquer estação de rádio, canal de televisão, sempre vai ter um espaço, e um espaço grande, reservado para o futebol em sua programação, pois a própria mídia transformou o futebol no que ele é hoje, principalmente depois da copa do mundo de 1994, onde realmente se percebeu a verdadeira paixão do brasileiro, e com isso a mídia passou a tratar do futebol com mais atenção, meio que o imortalizando, sempre em alguma comparação deixando o futebol com um patamar superior ao de outros esportes menos conhecidos.
A mídia também se aproveitou da idéia de um herói para o povo, um ícone em que toda uma nação se espelhe e siga seu exemplo, e esse exemplo se encaixou perfeitamente com o jogar de futebol, mas não só com um jogador comum, com o grande craque do time, aquele que ‘’leva o time nas costas’’, o que da o espetáculo, o jogador diferenciado dos demais, dentro e fora dos campos, sempre com a mídia passando o exemplo do bom moço, do herói, para que assim a população possa o ver e ter em alguém para se inspirar.
E é assim que vem a idéia que todos nós pensamos: que o futebol é a maneira mais fácil de ganhar a vida, a maneira mais fácil de sair da pobreza. É ai que a mídia tem o papel mais fundamental de todos envolvendo o futebol, o poder de induzir aquela criança da favela, sem esperança de uma vida melhor, e que quando vê na televisão seu grande ídolo,