Adm e empreendedorismo
Os autores apresentam a relação entre formulação e implementação da estratégia que devem ser bem feitas para melhores vantagens que a estratégia possa ter sucesso. Administração é o processo de tomar decisões e colocá-las em prática conforme os objetivos traçados e os recursos disponíveis. Palavras como, objetivos, decisões e recursos são tidas como palavras-chave na definição do termo. A finalidade de administrar é atingir os objetivos utilizandose dos recursos com eficiência e eficácia buscando a efetividade. Desde as mais simples organizações como as mais complexas carecem de saber que pessoas precisam utilizar recursos para produzir bens ou serviços, ou seja, precisam administrar, para isso utilizam-se (ou deveriam utilizar-se) de: 1)
Planejamento - definição de objetivos e recursos; 2) Organização - disposição dos recursos em uma estrutura; 3) Execução - realização dos planos e 4)
Controle - verificação dos resultados. A administração é importante em qualquer escala de utilização de recurso para atingir objetivos individual, familiar, grupal, organizacional ou social (cidade, Estado, Sociedade Global).
Ao estudar e praticar a administração devem-se distinguir as técnicas dos princípios ou doutrinas em que se fundamentam. Princípios são permanentes e técnicas são transitórias. Entendendo os princípios poderemos dominar as técnicas, mas o contrário não procede. Então qual a melhor ideia ou teoria a ser aplicada nas empresas? Alguns autores procuram oferecer teorias universais, mas conforme o mundo vem evoluindo e com ele os estudos vão se aperfeiçoando não há uma teoria melhor que a outra. Na maioria das vezes elas se complementam porque de acordo com o momento e o contexto em que a empresa está inserida será necessário uma adaptação das teorias à realidade. Não há fórmulas pré-fabricadas, cada caso é um caso e deve ser analisado dessa forma. Administração é um processo pelo qual é necessário planejar, organizar, dirigir e