Empreendedorismo II Adm
Professor: Aroldo Luiz dos Santos
Apostila de apoio à bibliografia recomendada.
1
EMPREENDEDORISMO II – PROFESSOR AROLDO LUIZ DOS SANTOS
CONCEITO DE EMPREENDEDORISMO
•
Empreendedorismo é o processo de iniciar uma atividade empresarial, organizando os recursos necessários e assumindo os riscos e recompensas.
•
EMPREENDEDORISMO
Revolução silenciosa que (segundo alguns autores) está para o século XXI mais do que a revolução industrial foi para o século XX.
•
DESAFIO DO EMPREENDEDORISMO
•
COMO FORMAR EMPREENDEDORES: Dificilmente, salvo em raríssimas exceções, a pessoa nasce empreendedora, por isso, é preciso desenvolver tal estilo.
•
Por que introduzir a cultura empreendedora em nossas faculdades? Quais motivos estão por trás da necessidade de motivar e estimular as pessoas a abrir o próprio negócio ou ter atitudes empreendedoras na área que escolheram para atuar?
Formar empreendedores e não empresas.
As três principais razões que nos levam a isso podem ser resumidas em:
a) Para combater o desemprego
Em uma economia movida pelas empresas e pelo Estado, nada mais natural do que formar empregados. Acontece, porém, que o mercado de trabalho encontra-se esgotado e a partir daí seu eixo foi deslocado das grandes organizações para os pequenos negócios e assim, a sociedade se vê necessitada a formar empreendedores, pessoas com uma nova atitude diante do trabalho e com uma nova visão de mundo;
b) Para estimular o desenvolvimento econômico
O grau de empreendedorismo de uma cidade leva ao seu desenvolvimento econômico. O empreendedor cria e aloca recursos para os indivíduos e para própria sociedade, atuando como fator de inovação tecnológica e crescimento econômico.
c) Para promover a auto-realização
Pesquisas indicam que o empreendedorismo oferece graus elevados de realização pessoal. A atividade empreendedora faz com que trabalho e prazer caminhem juntos.
Conceitos de Empreendedor
•
Jean-Baptist Say (1827)