Vitaminas e sais minerais
CURSO DE FARMÁCIA
BRUNA CAROLINE DE CASTRO
FERNANDO RAFAEL DE MOURA
MÁRCIA GOMES DA SILVA
NADYNNE KURTZ BARROSO
VITAMINAS E SAIS MINERIAS
SINOP – MT
2014
BRUNA CAROLINE DE CASTRO
FERNANDO RAFAEL DE MOURA
MÁRCIA GOMES DA SILVA
NADYNNE KURTZ BARROSO
VITAMINAS E SAIS MINERIAS
Trabalho de revisão bibliográfica apresentado à Disciplina de Bromatologia, do Cruso de Farmácia da Unic – Universidade de Cuiabá, Campus Aeroporto, como exigência parcial para obtenção de nota.
Professora DSc. Patrícia Castelo Branco do Vale
SINOP – MT
2014
INTRODUÇÃO
Vitaminas são compostos muito pequenos e simples quando comparados a outras substâncias presentes no organismo, mais indispensáveis para o metabolismo das células. O que se necessita é apenas que alimentação normal seja balanceada. As vitaminas intervêm em quase todos os processos, atuando de forma seletiva sobre determinados órgãos.
Absorvidas no organismo, as vitaminas hidrossolúveis (C e complexo B) são mantidas no meio líquido do corpo e eliminadas principalmente através do suor e da urina. As lipossolúveis (A, D, E, K) ficam nos tecidos gordurosos e no fígado.
Como as vitaminas, os minerais devem ser oferecidos pelo meio ambiente em pequenas quantidades, mas essencialmente diferem delas por serem substâncias inorgânicas, isso é, são compostos de qualquer elemento químico, exceto o carbono.
Os minerais correspondem de 4% a 5% do peso corpóreo, sendo que 50% é cálcio, e 25% fósforo. Apresentam-se no organismo na forma de íons e estão envolvidos na atividade enzimática; mantém o equilíbrio ácido-base; regulam a pressão osmótica; facilitam a transferência de nutrientes na membrana; participam da transmissão nervosa e muscular; constituem alguns tecidos orgânicos.
São divididos em três grupos principais:
Macrominerais: cálcio, fósforo,