adm publica
Faculdade de Ciências e Letras
Campus de Araraquara - SP
Láurie Tacin Lubek
O Batismo das águas, São Luis do Paraitinga: Gestão em Momentos de crise
ARARAQUARA – S.P.
2013
O projeto A idéia do projeto entre a UNESP e o Governo Estadual em São Luis do Paraitinga e nas outras nove cidades com IDH baixo que foram escolhidas, era a incrementação da qualidade da gestão não só com máquinas, mas também com cursos para formação das lideranças locais. Este projeto tinha um plano de desenvolvimento sustentável que tinha grande esperança na estratégia de construir junto com a população um desenvolvimento para as cidades. A idéia se firmava em três pilares: na gestão mais voltada para o desenvolvimento digital de qualificação de dados, na melhor formação e educação das lideranças da cidade e a aproximação da população no trabalho da gestão pública.
Os integrantes do projeto começaram o trabalho indo a todos os bairros convidando a população para um processo que chamaram de “leituras comunitárias”, onde se perguntava para a população, quais eram seus interesses no desenvolvimento da cidade. A experiência em São Luis foi basicamente de participação popular na administração pública.
No entanto, a elaboração do plano diretor, que serviria para o desenvolvimento econômico da cidade e conseqüentemente para seu crescimento, foi especialmente útil num momento de crise pelo qual passou a cidade na passagem de 2009 para 2010.
O caso
No último dia do ano, houve uma enchente do rio Paraitinga. Foram momentos de medo e de caos, pois o rio subia numa velocidade alta e num nível que a população não estava acostumada.
As equipes de rafting e os bombeiros da cidade puseram-se a retirar as pessoas de suas casas e levá-las para áreas da cidade que ainda estavam a salvo.
As lideranças políticas da cidade, incluindo a Prefeita, puseram-se a