Adm Pub
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO II
Questão 1: Para que estudamos as Teorias da administração?
Resposta: Estudamos as Teorias da administração, pois o mundo é composto, essencialmente por Organizações, que são heterogêneas. E as Teorias da Administração proporcionam o conhecimento necessário à interpretação e ingerência nos sistemas organizacionais. Conferindo, também, as habilidades e técnicas ao profissional em sua área de atuação.
Questão 2: O que significa a expressão “senso comum”?
Resposta: Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Caracteriza-se por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração, ou seja, é um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano. Questão 3: Em uma mesma área do saber, dê um exemplo de Ciência Básica, Ciência Aplicada, Técnica e Produção e Comercialização ou Serviços.
Resposta: Ciência Básica – Biologia; Ciência Aplicada – Botânica e Zoologia; Ciência Técnica – Fitotecnia e Zootecnia; e Ciência de Produção e Comercialização ou Serviços – Indústrias agropecuárias, serviços de saúde.
Questão 4: Qual a definição da “Teoria”, segundo Goode, 1975?
Resposta: Segundo Goode, 1975, A teoria é fruto da pesquisa, na confrontação e testagem dos fatos a partir das suas hipóteses estruturantes. Ela, portanto, é derivada de esforço articulado e continuado da pesquisa. É um instrumento da ciência, na medida em que orienta e restringe a amplitude dos fatos estudados, possibilita esquema conceitual para interpretação e análise dos fenômenos, resume os fatos em generalizações empíricas e em sistemas de generalizações, prevê fatos e aponta lacunas do conhecimento em si.
Questão 5: Marque V para a(s)