empresas x direitos humanos
A Revolução Industrial significou uma grande mudança para a humanidade. Esse período de transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, que ocorreu no período entre 1760 a 1830, proporcionou uma produtividade dinâmica, fazendo da indústria uma alternativa de trabalho e desencadeando um acelerado êxodo rural.
O intenso crescimento populacional nos centros urbanos modificou drasticamente a paisagem urbana, principalmente pelo surgimento de bairros marginalizados composto por trabalhadores pobres. O ambiente das fábricas era insalubre, com jornadas de trabalho que chegavam a 80 horas semanais, e os salários eram extremamente baixos, sendo menores ainda para mulheres e crianças, submetidos ao mesmo número de horas e às mesmas condições de trabalho.
A globalização econômica vinculou grande importância às empresas para a economia e desenvolvimento mundial e, a partir daí, ficou cada vez mais evidente o impacto da economia na vida das pessoas, construindo responsabilidades do setor empresarial em relação aos direitos humanos.
4 O INSTITUTO ETHOS De acordo com a própria definição do instituto:
“O Instituto Ethos de Empresa e Responsabilidade Social é uma Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável” .
O Instituto Ethos, com a finalidade de disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajuda as instituições a compreender e incorporar o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável, implementar políticas e práticas que atendam a critérios éticos, assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades, demonstrar a seus acionistas (pessoa física ou jurídica, proprietária de ações) a importância de um comportamento socialmente