Adm de Materiais
1) Função
Ao mesmo tempo em que a função da administração de materiais é aumentar o efeito lubrificante no feedback de vendas e o ajuste do planejamento, sua função também é diminuir os gastos sobe esse estoque.
É um conjunto que abrange funções que tem como objetivo suprir as necessidades de cada setor ou unidade. Tais funções como: compra, recebimento, armazenagem, fornecimento e operações em geral do controle de estoque.
1.1) Atividades desempenhadas
Compras – a gestão de compras tem como principais objetivos, aquisição de materiais e matéria-prima, pesquisa de melhor custeio (tanto da aquisição, quanto para estocagem), compra no tempo e na quantidade certa, para que aja uma boa rotatividade e giro de estoque. E ainda caberá ao profissional, contato com fornecedores e a negociação, garantindo sempre as melhores condições de preços e pagamentos para a empresa, tudo isso de forma justa e honesta.
Recebimento – o setor de recebimento tem como responsabilidade, desembalar os bens, conferência de quantidade e inspecionar a qualidade dos produtos adquiridos.
As notas fiscais e as faturas dos fornecedores devem ser recebidas pelo setor de contas a pagar.
2) Empresa
Empresa: Felício Vigorito & Filhos LTDA
Ramo de atividade: Concessionária de Veículos Chevrolet
Responsável
Responsável da área de materiais/estoque: Luiz Carlos Gomes da Silva Junior
Data da visita: 24/08/2013
Processos operacionais e administrativos
Operacional: operações de estoque inerentes à área, tais como recebimento de peças e insumos, estocagem e manutenção das mesmas, distribuição de peças e materiais de insumo para atendimento de oficina, funilaria, balcão de peças e consumidores físicos e jurídicos.
Administrativo: relatórios de movimentações, notas fiscais (confronto de movimento x recebidas/enviadas, controles de Scrap e obsolescência, inventários periódicos e rotativos, controle de alocações (alocações com itens zerados, são