ADITIVOS PARA CONCRETO
Aditivos são produtos químicos usados em pequenas quantidades em praticamente todos os concretos para modificar o comportamento da mistura fresca, o endurecimento ou as propriedades do concreto já endurecido.
São utilizados para as mais diversas finalidades como, por exemplo: para aumentar a trabalhabilidade do concreto, aumentar sua plasticidade, reduzir o consumo de cimento, acelerar ou retardar o tempo de pega, reduzir a retração, aumentar a durabilidade, entre outros.
Os aditivos mais utilizados são: plastificantes, incorporadores de ar, retardadores, aceleradores, superplastificantes e derivados destes.
Os aditivos plastificantes podem ser utilizados para duas finalidades: 1) fazer com que o concreto fique mais trabalhável sem que haja aumento do consumo de água na mistura, e 2) para reduzir a água do concreto sem que a trabalhabilidade seja modificada, produzindo assim um concreto mais resistente.
Os incorporadores de ar atuam produzindo pequenas bolhas de ar na mistura. Estas possuem efeito plastificante e são utilizadas para que, no inverno, os cristais de gelo que se formam no concreto encontrem espaço suficiente para se alojarem.
Os retardadores de pega atuam, como o próprio nome sugere, prolongando o tempo que o concreto fresco pode ser trabalhado. Este aditivo age fazendo com que as partículas de cimento se dissolvam mais lentamente na água de mistura.
Já os aceleradores de pega trabalham acelerando as reações iniciais de hidratação e endurecimento. Estes provocam pega e desenvolvimento de resistência mais rápidos. Permitem a moldagem do concreto em temperaturas baixas e reduzem o tempo de acabamento dos projetos.
Os superplastificantes permitem produzir concretos com redução de até 30% da quantidade de água, fazendo com que haja um consequente aumento da resistência.
Abaixo segue uma tabela com as vantagens, desvantagens e os efeitos que cada tipo de aditivo causa no concreto.
ADITIVOS
TIPOS
USOS
EFEITOS
VANTAGENS