Aulaaovivo Historia Formacao Mundo Moderno Renascimento Reforma 25 02 2015
485 palavras
2 páginas
Aula ao VivoHistória
Renato Pellizzari e William Gabriel
25.02.2015
Formação do Mundo Moderno:
Renascimento e Reforma
Nesta aula estudaremos os Tempos Modernos, período que corresponde ao final da Idade Média a partir da crise do sistema feudal na Europa Ocidental, levando-nos ao processo de transformações políticas, econômicas, sociais e culturais que anunciavam o capitalismo comercial. O Renascimento Cultural com amplo resgate aos valores racionais e defesa ao humanismo, apresenta intensa crítica aos elementos teocêntricos medievais da Igreja Católica, convidando-nos a uma diversificação artística segundo autores como Dante Alighieri e Leonardo
Da Vinci. Trecento (século XIV), Quatrocento (século XV) e Cinquecento (século XVI) foram as fases do referido movimento cultural que teve por características o antropocentrismo, individualismo, naturalismo e recebendo fortes investimentos mediante ao Mecenato.
O movimento reformista protestante também representa uma ruptura com a época medieval no que concerne ao monopólio católico sobre o cristianismo no Ocidente. No século XVI, Martinho
Lutero inaugura a Reforma Religiosa no Sacro Império Romano Germânico, desencadeando uma série de novas doutrinas na Europa cada qual com suas peculiaridades. Em resposta, a liderança do catolicismo promove a Contrarreforma ou Reforma Católica, anunciando mecanismos de propagação mundial.
Exercício de Aula:
1. (ENEM) O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: "Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...)