ADITIVOS NO CONCRETO
GRADUANDOS DE ENGENHARIA CIVIL NA FACULDADE PITÁGORAS
AUTORES : Karen Kepler, Nilson Fontes e Pierre Vinicius
O concreto é o material construtivo mais empregado no mundo, isso porque sua matéria-prima é abundante e acessível em todas as partes do mundo. Com isso, busca-se melhorá-lo de forma a diminuir os aspectos que contribuem para a deterioração do material e de forma que possamos melhorar algumas de suas propriedades através de pequenas mudanças na sua composição.
Propriedades Alteradas
• Aumentar a trabalhabilidade ou plasticidade do concreto;
• Reduzir o consumo de cimento (custo);
• Alterar acelerando ou retardando o tempo de pega;
• Reduzir a retração;
• Aumentar a durabilidade: -Inibindo a corrosão das armaduras -Neutralizando as reações álcali-agregado -Reduzindo o efeito do ataque por sulfatos -Diminuir a permeabilidade
ADITIVOS TENSOATIVOS
As substâncias tenso ativas consistem essencialmente de moléculas orgânicas de cadeias longas, com uma extremidade hidrófila (que atrai moléculas de água) e uma hidrófoba (que repele água). Incorporador de ar
Plastificantes
ADITIVOS MINERAIS
São materiais silicosos moídos a pó, em geral provenientes de algum tipo de resíduo industrial, que quando adicionados ao cimento, produzem algumas características interessantes no concreto.
Pozolânicos
Cimentantes
OUTROS ADITIVOS
Redutores de Retração
Expansores
Impermeabilizantes
Inibidores de Corrosão
Hidrofugantes
ADITIVOS TENSOATIVOS
PLASTIFICANTES OU REDUTORES DE ÁGUA- P, SP
Aumentam a trabalhabilidade já que quando um tenso ativo com uma cadeia hidrófila é adicionado, ocorre uma diminuição da tensão superficial da água e torna a partícula de cimento hidrófila o que evita a floculação e gera um sistema com boa dispersão.
A repulsão eletrostática entre as cargas negativas afasta os grãos de cimento cobertos pelo aditivo facilitando a trabalhabilidade.