Propileno
O presente documento visa o conhecimento a cerca do agente químico PROPILENO também conhecido como Propeno. Este estudo volta-se para o reconhecimento e as medidas de segurança que devem ser tomadas quando o Técnico de Segurança se deparar com situações onde este agente químico estiver presente.
DESELVOLVIMENTO:
Propeno, também chamado Propileno é composto por 3 átomos de carbono e 6 de hidrogênio e, portanto, sua fórmula química é C3H6. É um hidrocarboneto (Em química, um hidrocarboneto é um composto químico constituído essencialmente por átomos de carbono e de hidrogênio) insaturado (Hidrocarbonetos insaturados contêm ligações covalentes duplas ou triplas entre átomos de carbono), (Ligação covalente é um tipo de ligação química caracterizada pelo compartilhamento de um ou mais pares de elétrons entre átomos)
O Propileno é um gás incolor, inflamável e mais pesado que o ar. Seus pontos de fusão e ebulição são respectivamente -185,26ºC e -47,7 ºC. É uma das maiores matérias-primas da indústria petroquímica, produzido durante o craqueamento do petróleo e na gaseificação do carvão, o propeno pode ser usado como combustível em processos industriais ou para a produção de polipropileno, um plástico reciclável, por esse motivo denominado informalmente de “Príncipe dos Petroquímicos”. Trata-se de um subproduto, nunca o produto principal. Exemplos de aplicações dos compostos oriundos das reações do propeno incluem: Fabricação de plásticos e resinas a partir da acrilonitrila, obtida da reação do propeno com amônia e oxigênio; Tratamento de água com acrilamida, obtida da conversão do propeno; Produção de proteína concentrada de peixe, remoção de gelo, preparo de cosméticos, solventes para resinas, vernizes, gomas e óleos, a partir do isopropanol, obtido da hidratação do propeno; Produção de glicerol e propileno glicol, que gera espumas de poliuretano, resinas de poliéster, cosméticos, fluidos de freio, plastificantes, xaropes e detergentes.