adipócitos
CURSO DE FISIOTERAPIA
CAROLINE DE MATOS
DANUSA BOTOLLI
ELIANE STEFFES ALVES
JULIA CRISTINA TEBALDI
TRABALHO DE BIOLOGIA
(ADIPÓCITOS)
PROFESSOR:ÁLVARO LUÍS RANGHETTI
CONCÓRDIA
2014
QUAL É A FUNÇÃO DOS ADIPÓCITOS?
A principal função dos adipócitos é o armazenamento de gordura.Reserva energética durante os períodos prolongados de dieta, na falta de alimentos e após a consumação do glicogênio estocado no fígado e músculos: auxílio na regulação térmica, atuando como proteção contra o frio, em virtude de sua localização sob a pele envolvendo órgãos, como por exemplo, o coração, proporcionando acomodação ao movimento de sístole e diástole, além de protegê-lo contra traumas mecânicos. Além do papel energético, o tecido adiposo tem outras funções. Localizando-se embaixo da pele, modela a superfície, sendo em parte responsável pelas diferenças de contorno entre o corpo da mulher e do homem. Forma também coxins absorventes de choques, principalmente na planta dos pés e na palma das mãos. Como as gorduras são más condutoras de calor, o tecido adiposo contribui para o isolamento térmico do organismo. Ainda preenche os espaços entre os outros tecidos e auxilia a manter certos órgãos em suas posições normais. O tecido adiposo tem também atividade secretora, sintetizando diversos tipos de moléculas.
ONDE É PRODUZIDO? Localizado principalmente embaixo da pele, na chamada hipoderme, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo. Além disso, tem a importante função de servir como depósito de energia: os triglicerídeos acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia no intervalo entre as refeições. Em um ser humano de peso normal, o tecido adiposo corresponde a 20-25% do peso corporal nas mulheres e 15-20% nos homens.
CARACTERÍSTICAS CITOLÓGICAS: COMO É SUA MEMBRANA PLASMÁTICA? COMPOSIÇÃO DA MP (LIPÍDEOS E PROTEÍNAS? QUANTAS E QUAIS ORGANELAS POSSUI? E QUAL É A FUNÇÃO DE CADA UMA