Projetos Interdisciplinares
Universidade Cidade de São Paulo1
RESUMO: Este artigo é um ensaio teórico que tem por objetivo discutir a ideia de projetos interdisciplinares como alternativa para a melhoria dos indicadores internos e externos da escola. Para isso, trataremos inicialmente dos índices desastrosos apresentados pelos sistemas de ensino que tem um currículo segmentado e incapaz de ensinar, em seguida, discutiremos o conceito de interdisciplinaridade nos olhares de autores especialistas em educação. Por último e não menos importante, apresentaremos o que vem a ser um projeto interdisciplinar e como elaborá-lo seguindo orientação de diversas fontes. A intenção é apresentar os projetos interdisciplinares como uma alternativa e uma possibilidade para melhorar o processo de aprendizagem dos alunos e, consequentemente, os indicadores produzidos dentro e fora da escola.
PALAVRAS-CHAVE: Indicadores, Interdisciplinaridade, Projetos.
1. A Educação na contramão da Aprendizagem
Espera-se com este presente artigo instigar nos colegas professores e gestores educacionais uma reflexão sobre a prática docente, seus resultados internos e externos, relacionados com a utilização de projetos interdisciplinares na busca da melhoria da qualidade de ensino dos alunos.
Nos últimos anos, estamos presenciando nas escolas e tem sido veiculada na mídia através de indicadores internos e externos das escolas públicas uma alarmante e preocupante conclusão:
“O desempenho em Português e Matemática dos alunos do ensino médio da rede estadual de São Paulo piorou em 2013 e é o mais baixo desde
2008, conforme avaliação do governo do estado.”.
Tal afirmação está baseada em um sistema externo de avaliação da rede pública do Estado de São Paulo – SARESP (Sistema de Avaliação da Aprendizagem
1
Especialização em Projetos Interdisciplinares pela Universidade Cidade de São Paulo. São PauloSP, Brasil. E-mail do autor: