Programs e projetos
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Temas ligados à ciência e à tecnologia estão fortemente presentes no dia-a-dia das pessoas, mas nem todos percebem. Popularizar a ciência é mostrar ao cidadão que esses assuntos são próximos e interessantes, para que ele possa se apropriar e aplicá-los em benefício próprio e de sua comunidade. A popularização da ciência vai além da difusão do conhecimento e envolve também o campo de fazer com que as pessoas tenham gosto por estes temas e desenvolvam capacidade no campo da inovação científica, já que ela é elemento essencial no desenvolvimento social e econômico do país.
Jovens e crianças, que ainda estão em fase de formação e de escolha profissional, quando se aproximam das técnicas e conceitos científicos crescem no contexto de inovação, no aprendizado, na criatividade e na curiosidade pelos novos conhecimentos. Neste caminho, tendem a se tornar adultos mais criativos e capacitados a atuar no contexto de crescimento profissional. Consequentemente, se tornam agentes para que a Bahia se desenvolva e seja mais competitiva em um mercado globalizado.
A ação mais concentrada na popularização de temas científicos na Bahia é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que ocorre desde 2004. A iniciativa parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação que, em parceria com o estado, mobiliza universidades, centros de pesquisa, escolas, empresas e a sociedade civil organizada para um grande evento que, a cada edição, gira em torno de um tema central. As atividades buscam envolver a comunidade para que ela conheça e debata assuntos que extrapolam os muros da academia.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Coordenada no Estado da Bahia pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi instituída em 2004, por decreto presidencial, para mobilizar, principalmente os jovens e em especial as crianças, em torno de temas e atividades de