Klabin
Jovem de Futuro, elaborado pelo IDIS em conjunto com a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do Brasil. Fundada em 1899, a empresa possui 17 unidades industriais, distribuídas em oito estados brasileiros, e uma na Argentina.
A partir de u m diagnóstico cu idadoso, atrav és de pesqu isa realizada em 2 004 ju nto a nov e dos 1 5 m u nicípios em qu e a em presa opera, ficou definido qu e o objeto do Program a Klabin Jov em de Fu tu ro seria trabalhar com a faixa etária de 1 5 a 2 4 anos em todas as cidades, com foco no desenv olv im ento com u nitário.
Tev e início, então, em abril de 2 005 , a im plem entação do Program a Klabin Jov em de Fu tu ro, com financiam ento do BNDES. O program a está pau tado em qu atro pilares: form ação de redes intersetoriais pela ju v entu de nessas 1 5 regiões; capacitação de edu cadores qu e trabalham com jov ens; form ação de lideranças ju v enis; e m obilização com u nitária, qu e v isa a im plem entação de u m projeto, com a participação efetiv a de jov ens, em prol do desenv olv im ento com u nitário.
Entre abril de 2 005 e abril de 2 006 , trabalhou -se o prim eiro pilar do Program a (form ação de rede) em onze dos 1 5 m u nicípios: São Leopoldo (RS), Telêm aco Borba (PR), Itajaí, Lajes, Otacílio Costa e Correia Pinto (SC), Piracicaba e
Ju ndiaí (SP), Ponte Nov a (MG), Feira de Santana (BA) e Goiana (PE). Foram criadas redes intersetoriais nessas cidades, reu nindo organizações sociais, gru pos de jov ens, representantes do setor pú blico, u niv ersidades, a Klabin local – por interm édio de colaboradores v olu ntários - e o sistem a S (Sesc, Sesi, Senai, Senac etc).
Foram desenv olv idas oficinas de form ação dos facilitadores dessas redes. Cada m u nicípio escolheu pelo m enos cinco representantes (sociedade civ il e setores pú blico e priv ado) para participar da capacitação. Qu atro oficinas
realizadas