Hormonios
Geralmente na forma de cremes. Podem conter diferentes ativos, de preferência na forma lipossomada:
Ativadores da lipólise:
- Xantinas: As xantinas agem através de estímulos aos receptores ßeta-adrenérgicos na membrana celular dos adipócitos. Inibem a enzima fosfodiesterase, com conseqüente aumento de AMPc e consequente ativação de enzima responsável pela lipólise (lipase sensível à hormônio).
A mais utilizada é a cafeína. Extraídas de diversas fontes vegetais, ex.: café (Coffea arábica), guaraná (Paullinia cupana), chá verde (Camellia sinensis), Cacau (Teobroma cacão). Conc. Máxima: 8%.
- Silefrina: substância química extraída da laranja amarga (Citrus aurantium) que estimula que por ser semelhante à adrenalina, liga-se aos receptores ß- adrenérgicos no adipócitos, estimulando aumento de AMPc e estimulando a reação de lipólise.
- Iodo e Algas marinhas: estimulam, no adipócito, a enzima adenilciclase, que transforma ATP em AMPc, o qual estimula a lipólise.
- Lanachris®: Obtido do vegetal Crystantellum indicum. Agem inibindo os receptores αlfa-adrenéricos nos adipócitos, que são responsáveis pela lipogênese.
- Silanóis de cafeína (Cafeisilane®): Alguns ativos cosméticos estão ligados ao silício, recebendo o nome de silanol. O silanol mais utilizado no controle da lipodistrofia ginóide é o silanol denominado cafeisilane, o qual possui o silício acoplado à cafeína. Este ativo cosmético apresenta além da ação lipolítica da cafeína, a ação do silício que protege o tecido conjuntivo contra radicais livres e evita as ligações cruzadas das fibras de colágeno.
- Carnitina: Facilita o transporte de ácidos graxos e favorece a oxidação dos mesmos, na mitocôndria, favorecendo . - Siilanol de Arginina (Argisil®): Possui ação estimulante nos fibroblastos e quratinócitosa secreção de óxido nítrico, mensageiro importante para induzir a lipólise, atarvés de receptores específicos localizados na