Adiministração financeira
Com a globalização, profundas mudanças aconteceram no cenário mundial, não somente no que tange aos aspectos econômicos, mas em relação às novas tecnologias de como administrar os valores de uma organização. Todas essas modificações não afetaram ao um modo antigo de controlar as finanças de uma empresa, o fluxo de caixa, que diante das modernidades, ficou ainda mais fácil de ser implantado.
O Fluxo de Caixa exerce papel fundamental dentro da organização e, atualmente, vem conquistando lugar de destaque na rotina financeira organizacional. A inserção de informações claras e precisam, ajudam não tão somente na tomada de decisão como no tempo que se ganha para executar as mesmas.. Cada vez mais este processo ocorre através de instrumentos tecnológicos que geram sistemas globais de gestão financeira, apresentando novas e criativas soluções para a disseminação do setor financeiro.
Ferramenta estratégica das relações profissionais, o Fluxo de Caixa é fundamental para exercer equilíbrio no desenvolvimento e a expansão da saúde financeira das empresas, motivo pelo qual o mesmo está cada vez mais em evidência nas instituições e nas pesquisas acadêmicas. Pois se verifica que através desse processo é que gestores e empresários podem exercer as funções de planejamento, organização e controle das ações e operações envolvidas dentro do setor de finanças, influenciando os demais setores da Organização.
O presente estudo, direcionado à empresa Isoplast Comércio e Indústria de Plástico Ltda., busca investigar a gestão de Finanças interna e as possíveis oportunidades de melhorias nos processos, com vistas ao maior controle e planejamento para o ano de 2011, através da ferramenta: Fluxo de Caixa.
Apresentação da Empresa
Indústria de Artefatos Plásticos Limitada, sediada no Município de Maracanaú no Estado do Ceará, com um parque industrial de 40 mil m². Há mais de 17 anos no mercado, é líder do seu seguimento atuando também em outros