ADIMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
1. Descreva as funções das comissões hospitalares?
As comissões hospitalares funcionam como um instrumento de gestão para oferecer serviços de qualidade aos usuários, e desempenham varias funções na instituição, como na produção de indicadores de avaliação do serviço oferecido que contribuem para melhorar a gestão do hospital apresentando melhorias nos processos e serviços. São formadas por grupos de profissionais do hospital que se reúnem periodicamente de acordo com a demanda de cada comissão com intuito de propor as analises e ações a serem realizadas através de medidas corretivas, preventivas e melhorias dos processos, de manutenção da qualidade da assistência. Destaca-se na produção de indicadores relevantes para a gestão hospitalar, contribui para a eficácia das organizações em prol dos usuários para oferecer serviços de qualidade.
Para isso é importante que as comissões hospitalares se empenhem para coleta de dados, produção de indicadores com informações atualizadas, instituir protocolos, alimentar o sistema de informação, qualificar equipe multiprofissional.
2. Descreva a importância da aplicabilidade do diagnóstico situacional?
É importante pois permite a organização, visualizar onde exite pontos de melhoria a serem desenvolvidos, alem de focar a realidade permitindo melhor organização, identificar pontos fracos e deficiências do serviço, é um importante instrumento que auxilia nas tomadas de decisões e em ações futuras. Sua aplicabilidade esta na busca ativa de levantamento de dados, transformando os em informações a fim de produzir conhecimento a todos, que possibilite um planejamento e organização adequada do local e das ações a serem implementadas. Promovendo conhecimento quanto a realidade epidemiológica de uma unidade verificando os possíveis riscos de exposição aos problemas.
Evidenciar e levantar as não conformidades.
Definir e planejar as ações a serem implementadas.
Avaliar a eficácia dessas