Adiministração de igreja
Tito: Exemplo de Administração
Tito nunca aparece no livro de Atos quando Lucas relata sobre as viagens de Paulo. Entretanto, Lucas o conhecia e estava ligado a ele. Foi também um companheiro de Paulo quando ainda Barnabé estava com ele.
Podemos presumir que Tito foi um ministro de bom caráter, pois Paulo o enviou para Corinto para preparar a igreja sobre suas ofertas para os santos de Jerusalém (II Cr 8:6;12:18).
Paulo o deixou em Creta para colocar em ordens as coisas inconclusas. Esse não é um trabalho de ministro fraco e infiel (Tito 1:5). Foi-lhe dado a responsabilidade de distinguir o caráter dos homens (Tito 1:6). Foi-lhe dado a tarefa de ordenar os anciões (pastores) em várias cidades (Tito 1:13; 2:1).
Tito teve que ser um bom administrador, para poder lidar com esse povo que eram os cretenses, e com isso escolheu lideres capazes de auxiliá-lo. Tito lido com diversas situações, como, questões de mentiras, imoralidades e preguiças (Tito 1:10-13). E Tito teve a tarefa de trabalhar entre esse povo, não apenas reprovando o pecado deles, mas também prevenindo e os ensinando-os para que fossem sãos na fé (Tito 1:13; 2;1).
E hoje nós podemos utilizar o exemplo de Tito para lidar com as diversas situações difíceis que continuam ocorrendo no nosso cotidiano, pois assim como Tito lido com situações difíceis, nós também temos que saber lidar para não magoar e sim consolidar quem precisa de nossos