Adidas
A origem da marca se dá em 1920. Na lavanderia de casa Adolph Dassler, que era fanático por esportes e filho de um sapateiro, inicia um pequeno negócio, produção de calçados esportivos e malas militares para sustentar a família.
Era um período pós guerra, sem equipamentos suficientes, desemprego e inflação, enfrentou muita dificuldade. Em 1924 seu irmão Rudolf se junta a ele e no dia 1 de julho fundam a Fábrica de Calçados Esportivos dos Irmãos Dassler. Daí pra cá foram inovando a cada dia, conseguiram as duas primeiras patentes em 1925, uma para um calçado de corridas com cravos forjados a mão e outra uma chuteira de futebol com travas. Tudo motivado pela ideia que guiou Adolph durante toda sua vida: a de que cada atleta tivesse o calçado adequado para o esporte que praticava, evitando assim lesões e melhorando o desempenho. Em 1998, a adidas se tornou a primeira marca de material esportivo a ser nomeada pela FIFA patrocinadora oficial do evento.
Atualmente, a Adidas é a segunda maior empresa de equipamentos esportivos do mundo, atrás apenas da maior rival a Nike, e líder na Europa onde a marca americana é a segunda. No mundo inteiro, a empresa tem mais de 46 mil funcionários e fatura anualmente mais de €13 bilhões, nada mal pra quem começou com 12 trabalhadores e conseguiam produzir 50 pares de calçados por dia.
Análise da marca
A comunicação que existe na Adidas é a publicidade e as relações públicas. Em relação à publicidade temos Slogan’s “impossible is nothing” e estrelas como o David Beckham, Nelly, 50 cent, e muitas outros. Os patrocínios de grandes eventos como o campeonato do mundo de futebol e a imagem da marca são tratados pelas relações públicas. Além disso, tem sapatos inteligentes com um chip, que se adapta para maior conforto e segmentos de lifestyle e feminino que permite com a junção da marca Reebok uma diversificação do seu negócio. Com estes novos produtos a Adidas visa ganhar uma maior credibilidade no