Ética na Educação
A ÉTICA NA EDUCAÇÃO E NA FAMILIA
4° Semestre Engenharia Elétrica 2010
Turma 2
Mogi das Cruzes
2010
Ética há explícito que nos costume, manifesta-se um aspecto fundamental da existência humana a criação de valores. Os diversos grupos e sociedades criam formas peculiares de viver e elaboram princípios e regras que regulam seu comportamento, esses princípios e regras específicos, em seu conjunto, indicam direitos, obrigações e deveres. Não há valores em si, mas sim propriedades atribuídas à realidade pelos seres humanos, a partir das relações que estabelecem entre si e com a realidade, transformando-a e se transformando continuamente. Assim, valorizar significa relacionar-se com a natureza, atribuindo-lhe significados que variam de acordo com necessidades, desejos, condições e circunstâncias em que se vive, pela criação cultural, instala-se a referência não apenas ao que é, mas ao que deve ser. O que se deve fazer se traduz numa série de prescrições que as sociedades criam para orientar a conduta dos indivíduos. Este é o campo da moral e da ética.
Esse trabalho tem como objetivo demonstrar a abordagem da Ética na Educação, bem como a importância e as conseqüências da inserção desse tema na educação. Sendo que ética são os princípios morais e os valores que norteiam os seres humanos nas suas ações com outros membros da coletividade.
A educação um processo que se estende por toda a vida depende de referenciais, de modelos.
Na infância e na meninice, o referencial maior são os pais, cuja imagem é imprescindível à formação. O modo de ser e de viver destes, os valores que cultivam ditarão o clima de vivência familiar, o futuro nasce no lar e o termômetro social oscila de acordo com o nível de amortização das famílias. A tarefa é ingente, mas não há outra escolha senão a do comprometimento.
Cumpre transmitir às gerações porvindouras a idéia de que é possível combater a