ADEs Mangabeiras
Áreas destinadas exclusivamente ao uso residencial unifamiliar, sendo admitida a instalação de algumas atividades não residenciais, em situações especiais em algumas vias.
ADE do Mirante
- Área no bairro Mangabeiras e tem o objetivo de incentivar a instalação de usos que garantam o incremento das atividades turísticas, culturais, de entretenimento e lazer.
ADE da Serra do Curral
- Área de proteção da Serra do Curral, incluindo a área tombada e a área de entorno, definidas pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH).
Áreas de Proteção do Patrimônio Cultural
São diretrizes de proteção do patrimônio cultural do município, dentre outras, priorizar a preservação de Conjuntos e edificações isoladas, promover a desobstrução visual da paisagem e de elementos de interesse histórico e arquitetônico, coibir a destruição de bens protegidos, proteger o patrimônio cultural, por meio de inventários, registros, tombamento, desapropriação e outras formas de preservação.
As áreas protegidas são indicadas nas Informações Básicas para Edificações e são objeto de prévia análise da Diretoria de Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (DIPC) - da Fundação Municipal de Cultura (FMC), mediante a Carta de Grau de Proteção, que contém as diretrizes de proteção para o imóvel.
A carta de Grau de Proteção pode ser solicitada no BH Resolve, na avenida Santos Dumont, 363, centro.
Zonas de Proteção – ZPs
Regiões destinadas à proteção ambiental e preservação do patrimônio histórico, cultural, arqueológico ou paisagístico ou em que haja risco geológico, onde devem ser mantidos baixos índices de densidade e maior permeabilidade do solo. Zona de Proteção 1 ( ZP-1) - Zona de Proteção 2 (ZP-2) - Zona de Proteção 3 (ZP-3) - Ex: Parque das Mangabeiras. Ex: Bairros Bandeirantes, São Luiz, Cidade Jardim, Mangabeiras, Belvedere I e II. Ex: Belvedere III.