Semin Rio Arquitetura E Urbanismo Bairro Serra
Seminário de Arquitetura e Urbanismo
Bairro Serra
Marcellos Gomes Versiani Filho
Thiago Junqueira
Victor Carvalho
Victor Hugo Andrade
Belo Horizonte
2015
Marcellos Gomes Versiani Filho
Thiago Junqueira
Victor Carvalho
Victor Hugo Andrade
Seminário de Arquitetura e Urbanismo
Bairro Serra
Seminário que se apresenta à Disciplina Arquitetura e Urbanismo, como avaliação da 1ª etapa do Curso.
Belo Horizonte
2015
SUMÁRIO
1. Histórico Conforme o projeto de construção de Belo Horizonte, elaborado nos últimos anos do século passado, a Serra integrava a zona suburbana, sendo localizada fora dos limites da Avenida do Contorno. Naquele tempo, a região era composta pelos atuais bairros da Serra, Mangabeiras e Cruzeiro.
A Serra teria um planejamento diferente do restante da cidade. Suas ruas seriam mais estreitas, 14 metros de largura ao invés de 20 metros usuais, pois, sendo a área naturalmente arborizada, não seria preciso deixar espaço para os arvoredos, característicos das ruas e avenidas da zona urbana. Os quarteirões, por sua vez, seriam maiores, medindo em geral 250x250 metros.
A história do Bairro, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, se mistura à da própria capital. Na década de 1910, o local era formado por diversas chácaras e os moradores se dedicavam á produção de alimentos que abasteciam a cidade. O nome do bairro é uma referência à proximidade da Serra do Curral e ao Córrego da Serra, que cortava a região antes de ser canalizado.
Apesar dos sítios localizados na região no início do século 20, algumas residências já podiam ser observadas nessa época, indicando o inicio da transformação do bairro. Nas décadas seguintes, cada vez mais as chácaras foram perdendo espaço para as casas. Em 1950, o aspecto da Serra já era bem diferente do de seus primeiros anos. Ocupado desde o início da capital, o Bairro Serra