ADCF
1) Introdução:
Na prática desportiva o professor/treinador deve avaliar a condição física dos seus atletas/Aulos com alguma regularidade e deve ter conhecimento da viabilidade, fiabilidade e insuficiências dos testes de condição física normalmente utilizados.
Ao longo do trabalho são abordados temas sobre os testes de avaliação que são aplicados, sendo evidenciado a validade, fiabilidade e insuficiências em geral das avaliações.
Esta pesquisa tem como objectivo ver de um modo geral, o que se deve ter em cota quando se faz um teste de avaliação seja de que tipo for, isto é, não sendo só os testes de condição física mas os testes em geral, em diferentes disciplinas. O responsável por essa avaliação deve ter em conta todos os parâmetros pré definidos.
2) O que é Avaliação da Condição Física?
A avaliação da condição física define-se como a capacidade de realizar de forma satisfatória determinadas tarefas musculares ou motoras. A ACSM (2006) define condição física como a capacidade para realizar atividade física de nível moderado a elevado, sem causar fadiga, e a faculdade de manter essa capacidade ao longo da vida. A avaliação física é uma avaliação da condição física geral de um determinado individuo. Consta um bateria de testes, com os quais se pretende medir e avaliar diversos critérios com sejam a:
Composição corporal;
Resistência Cardiovascular;
Força e resistência muscular;
Flexibilidade.
2.1)Objectivos da Avaliação da Condição Física
Existem vários objectivos na avaliação da condição física. Alguns deles mais importantes apresentamo-los em baixo:
Identificar o nível inicial bem como as carências dos diferentes domínios da aptidão de cada sujeito;
Proceder à prescrição do exercício físico em função das características e necessidades de cada individuo;
Motivar os participantes para atingir os objectivos definidos;
Identificar o sucesso, ou insucesso, dos respectivos programas, bem como do seu