Adaptação de crianças de 0a à 3 anos no ambiente escolar
O trabalho presente tem como intuito abordar a adaptação de crianças de 0 a 3 anos no ambiente escolar, sabe-se que essa fase é de grande importância para a criança que está ingressando na escola, um mundo novo cheio de novidades e descobertas. Como problemática trazemos a pergunta: Como deve ser a abordagem do professor com a criança e a família no processo de adaptação?
Os objetivos do trabalho são: Revisar a história da creche e suas mudanças no decorrer dos anos, fazer uma análise de como professor, criança e família, devem proceder no período de adaptação, levantar dados de como esse processo de adaptação acontece em escolas públicas e particulares, fazer comparativos da atuação do professor hoje na adaptação de crianças, com as afirmações de algumas bibliografias sobre como deve acontecer esse processo.
Para obter maior esclarecimento sobre o assunto, foram realizadas entrevistas através de dois questionários diferentes, um direcionado para professores e o outro para os pais. O questionário para professores foi entregue em três escolas da rede pública, situadas na região de Barueri e Carapicuíba, zona oeste da Grande São Paulo e duas escolas particulares, uma localizada em Barueri e a outra em Santana de Parnaíba, zona oeste da Grande São Paulo. Os questionários para os pais foram entregues em diversas escolas da região de Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba, de acordo com a disponibilidade dos pais.
A pesquisa foi em caráter quantitativo, e teve como objetivo colher dados de como a adaptação está sendo tratada pelos professores e se sua atuação está respondendo às expectativas dos pais e dando a atenção necessária para as crianças nessa nova fase.
A maior dificuldade encontrada para realizar a pesquisa foi a disponibilidade dos pais em responder os questionários, principalmente em casos em que era evidente a falta de conhecimento e interação da família nesse processo de adaptação. Foram inúmeros os casos de questionários que não