adaptada
EUGENIA: Estudo de medidas sócio-sanitárias, sociais e educacionais queinfluenciam física e mentalmente, o desenvolvimento das qualidades hereditáriasdos indivíduos e portanto das gerações.1822 - Rui Barbosa defende parecer.Crítica da elite dominante. Trabalho físico x trabalho intelectual.Rui e Fernando de Azevedo colocavam o físico a serviço do intelecto.Ressaltavam a importância da eugenização.
Visão da mulher frágil que deveria se tornar forte e sadia para gerar filhos.Liberação da Educação física para mulheres com prole.(Só em 1979 o CND derrubou deliberação de sua autoria que proibia a mulher de praticar determinados esportes).1929 - Anteprojeto do ministério da guerra passava ao Conselho Superior de Ed.Física (subordinado a ele) o papel de centralizar, coordenar e fiscalizar as atividadesrelativas à Educação Física e ao Desporto.
Para a concepção higienista, a saúde está em primeiro plano, não só comoresponsável pela constituição de homens e mulheres sadios, mas também como meio de sanar o problema da saúde pública através da educação: “... a educação física higienista não se responsabiliza somente pela saúde individual das pessoas. Em verdade, ela age comoprotagonista num projeto de assepsia social ...” (GHIRALDELLI JÚNIOR, 1988, p. 17). Para aprofundar o poder junto à sociedade, garantindo a relação ordem média versus norma familiar, os higienistas percebem que a questão básica reside no disciplinamento do corpo dos homens, que segundo Costa (1983, p. 179), “Viam na educação física um fator capital na transformação social: o benefício e a utilidade comum são o objetivo principal da ginástica; a prática de todas as virtudes sociais, de todos os sacrifícios mais difíceis e generosos são seus