porque evitar o microndas
Ninguém fala sobre malefícios do microondas, mas nós sabemos que com radiação não se brinca. É praticamente impossível encontrar artigos científicos afirmando problemas em seu uso prolongado. Mas nenhum nutricionista que se preze defende uma dieta à base de “comida de microondas”. Nossas avós, acostumadas aos tradicionais forno e fogão, torceram o nariz para essa nova invenção. E as mamães mais esclarecidas tentam evitar o preparo de alimentos para bebês e crianças no microondas.
Me parece que, no fundo, no fundo, nós sabemos que esse aparelhinho não é tão inocente assim. Só não nos explicaram porquê.
Como o microondas funciona?
Essas tais microondas são uma forma de energia eletromagnética, como ondas de luz ou de rádio, e ocupam uma parte do espectro eletromagnético de potência, ou energia. Em nossa era tecnológica, as microondas são utilizadas nos sinais telefônicos interurbanos, programas televisivos, informação de computadores ao redor da Terra e até em satélites no espaço. Mas as microondas que melhor conhecemos são as usamos para cozinhar ou aquecer nossos alimentos.
Cada aparelho contém um magnetron, um tubo onde os elétrons são afetados por campos magnéticos e elétricos de maneira a produzir radiação em micro comprimento de ondas a cerca de 2450 Mega Hertz (MHz) ou 2.45 Giga Hertz (GHz). É essa radiação