relatorio
CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA-CNN
LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: Química Geral e Experimental I
PROF: Dr. Manoel Gabriel Rodrigues Filho
LEONARDO NUNES SILVA
MAKSON OLIVEIRA RAMOS
USO DA BALANÇA ANALÍTICA
Teresina,2015
RESUMO
Deve-se utilizar a balança analítica com bastante cuidado e atenção,pois esta é bastante sensível e qualquer interferência do ambiente pode alterar no resultado final que se deseja obter.
INTRODUÇÃO
Um dos procedimentos mais comuns efetuado no laboratório é o da medida de uma massa. A massa de um corpo é a quantidade de matéria nele contida, uma propriedade independente do meio. As qualidades mais importantes de uma balança são a sensibilidade e a precisão.
Numa balança precisa, uma vez equilibrado o corpo, deve sempre obter-se o mesmo valor para a sua massa, quando se repete a operação um certo número de vezes.
A precisão de uma balança depende muito do ambiente em que se encontra e da habilidade do operador. Para conservar esta qualidade, devem evitar-se correntes de ar, variações de temperatura ou vibrações e resguardar a balança do pó e dos vapores corrosivos.
As balanças analíticas são precisas, sensíveis e só se devem utilizar quando se pretendem determinações rigorosas, como sejam as tomas de amostras, de substâncias para a preparação de soluções padrão ou de precipitados nas técnicas gravimétricas.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
1.Ambientar o aluno na manipulação adequada da balança analítica, tal como conhecer sua estrutura, precisão, cuidados, tara, fatores que interferem na sua fidelidade, etc.
2.Treinamento da técnica de pesagem de precisão através da balança analítica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1.Notar a diferença ao medir a massa dos substancias tarando a balança com o peso da capsula e sem tarar.
2.notar a alteração da massa do cadinho na temperatura ambiente e após fornecer energia a ele.
PARTE EXPERIMENTAL
MATERIAIS:
Balança analítica
Cápsula
Espátula