Relat rio modulo elasticidade
FACULDADE PITÁGORAS DE MACEIÓ
INTRODUÇÃO A CIÊNCIA DOS MATERIAIS
MÓDULO DE ELASTICIDADE
Alex Alves da Silva
Fagner Batista
Franklin Williams
Marcos Fortes
Jaemerson do Espírito
Rafaela Menezes
CÁSSIA ROBERTA
Maceió, Maio de 2015
1. IDENTIFICAÇÃO
Docente: Cássia Roberta
Faculdade Pitágoras de Maceió
Título: Módulo de Elasticidade
Nome dos autores: Alex Alves da Silva, Fagner Batista, Franklin Williams, Marcos Fortes, Jaemerson do Espírito Santo, Rafaela Menezes.
2. INTRODUÇÃO
A rigidez de um componente mecânico diz respeito ao quanto ele pode defletir sob uma determinada carga. Ela depende não só do valor do módulo de Young, mas também de como são as solicitações mecânicas sobre ele: tensão de tração, compressão, dobramento, etc., da forma e do tamanho do componente. Uma chapa sob compressão, por exemplo, se dobrará ao ser submetida a um carregamento de compressão. A mesma chapa, de outro material, de maior módulo de Young, se defletirá menos. Dobrada, já apresentará uma rigidez maior. Se transformada em um tubo, será capaz de suportar uma carga muito maior que aquela original, aplicada sobre a chapa, sem apresentar uma modificação apreciável na sua forma.
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Foi utilizado três barras de metal de três materiais distintos, um relógio comparador e um apoio para o relógio comparador e as barras.
Figura1 Figura 2
As barras são de Aço, Latão e Alumínio e o procedimento para verificar o módulo de elasticidade das barras foi o seguinte:
Verificamos e anotamos as medidas das barras utilizadas (L x H x C), com o auxílio de um paquímetro analógico. Após isso apoiamos a barra no equipamento, conforme figura1, zeramos o relógio comparador.
Foi apoiado em um gancho abaixo do equipamento, onde nele aplicamos a força, para então realizar as leituras. Utilizamos 4 pesos com massas diferentes 100g,