Adaptadas
Grau: Leve
Nome do Portador: Robert
Idade: 14 anos
Processo de aprendizagem e estratégias
A atividade escolhida para que trabalhássemos com Robert foi a modalidade esportiva Basquetebol. No início, formamos um círculo, onde brincávamos usando a bola com as mãos para passar a mesma de um para outro, tendo como objetivo a interação do aluno com todos os seus professores.
Já iniciando o fundamento do passe picado da modalidade, utilizamos como estratégia um círculo desenhado no chão, sendo que o aluno e um dos professores teriam de se posicionar de maneira com que este ficasse entre os dois, servindo como alvo para facilitar que Robert executasse o exercício.
Posteriormente fizemos uma breve introdução ao fundamento drible com uma brincadeira em que todos os professores juntamente com o aluno formaram um círculo e sentaram-se no chão da quadra, onde o objetivo foi de executar o fundamento de uma maneira que facilitasse o manuseio da bola pelo aluno, levando em consideração os seus limites motores.
Em seguida, trabalhando ainda o drible, o professor Fábio formou uma dupla com o aluno, ficando um de frente para o outro e executando o exercício, tendo como objetivo auxiliá-lo a quicar a bola utilizando a força adequada.
O último fundamento trabalhado foi o arremesso, onde os professores instruíram o aluno através de demonstrações e feedbacks. Em seguida o mesmo foi aprimorando as execuções através de uma série de repetições.
Por fim, formamos duas equipes e iniciamos uma partida de basquetebol adaptado, onde era utilizado só um lado da quadra para fazer os pontos, sendo que o único jogador que executaria o arremesso fosse o aluno em questão.
Entende-se que o aluno conseguiu vivenciar os principais fundamentos do basquetebol de uma maneira adaptada aos seus limites motores. Levando em consideração as dificuldades que foram encontradas ao decorrer das aulas, pode-se afirmar que de certa forma ele conseguiu conhecer