Adam Smith
- Nasceu na Escócia em 1923
- Considerado o pai do liberalismo.
- Para ele, a verdadeira fonte de riqueza era o trabalho .
- Ao estado somente caberia “(...) a função de proteger a sociedade da violência de outras sociedades independentes; (...) a função de proteger a medida do possível , todo membro da sociedade da injustiça e opressão (...) oferecer uma perfeita administração da justiça; e ,por fim, a função de fazer e conservar certas obras publicas, e de criar e manter certas instiruiçoes publicas.(...)”.
-Para Adam Smith, o Estado não deveria intervir na vida econômica.
-Criticou a teoria da moeda, defendida pelo mercantilismo.
- Smith e David Ricardo preconizavam que a economia deveria guiar-se por si mesma, norteando-se apenas na lei da oferta e da procura.
Teoria Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado. A livre concorrência entre os empresários regularia o mercado, provocando a queda de preços e as inovações tecnológicas necessárias para melhorar a qualidade dos produtos e aumentar o ritmo de produção. As ideias de Adam Smith tiveram uma grande influência na burguesia europeia do século XVIII, pois atacavam a política econômica mercantilista promovida pelos reis absolutistas, além de contestar o regime de direitos feudais que ainda persistia em muitas regiões rurais da Europa. A teoria de Adam Smith foi de fundamental importância para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
Adam Smith ilustrou bem seu pensamento ao afirmar "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu "auto-interesse".
Assim acreditava que a iniciativa privada deveria agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção