Adam Smith
INDICE
Introdução 02
Biografia 03
A Filosofia de Smith 05
Smith na atualidade 06
Frases e pensamentos de Adam Smith 07
A Riqueza das Nações Informações e Influencias da Obra 08 Resumo da Obra 09
Teoria dos Sentimentos Morais 12
Conclusão 16
Imagens 18
Bibliografia 19
INTRODUÇÃO Este trabalho aborda a vida e os feitos de Adam Smith, um filósofo e economista escocês. Tem como objetivo compreender a importância de suas obras, que foi fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a Teoria Econômica.
Smith teve como cenário de sua vida o atribulado Século das Luzes, o século XVIII. É o pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo econômico. Analisaremos suas duas obras principais: A Riqueza das Nações e a Teoria dos sentimentos morais. Em Teoria dos Sentimentos Morais Smith passa toda a importância das relações humanas. E acredita que a solidariedade supera o egoísmo. Levando o individuo a olhar não apenas suas necessidades mas também a do próximo. Os sentimentos bons seriam paixões sociais e aqueles maus e impuros não sociais.
O autor acreditava que para se obtiver sucesso era necessário virtudes como o autocontrole e a generosidade. Por isso em “A Riqueza das Nações” buscou compreender a crescente evolução industrial.
Para ele a liberdade econômica só poderia acontecer se o Estado parasse de interceder. Com isso todos só ganhariam já que haveria queda nos preços e constantes inovações tecnológicas para melhorar a qualidade do produto e aumentar sua produção.
A teoria de Smith foi indispensável para o desenvolvimento do capitalismo nos séculos XIX e XX.
Biografia
Adam