Adam Smith
- "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes."
Adam Smith: o pai do liberalismo econômico
Quem foi
Adam Smith foi um professor economista e filósofo escocês, nascido em 1723 nas proximidades de Kirkcaldy, onde foi batizado.
Estudou em Glasgow, filosofia na Universidade de Edimburgo e no Balliol College de Oxford. Radicado em Edimburgo (1748), deu cursos sobre ética e economia até ser nomeado professor de lógica na Universidade de Glasgow (1751) e assumia a cátedra de filosofia moral (1752) e publicou seu principal tratado sobre essa disciplina: The Theory of Moral Sentiments (1759).
Filho de um fiscal da alfândega, Adam Smith fez seus primeiros estudos em Kirkcaldy, sua cidade natal. Aos 14 anos, ingressou na Universidade de Glasgow, onde se graduou em 1740 e conseguiu uma bolsa de estudos para a Universidade de Oxford, onde estudou filosofia.
Como tutor do duque de Buccleuch, viajou pela França e Suíça (1763-1766), entrando em contato com os fisiocratas, como Voltaire e François Quesnay, fundador da fisiocracia. De volta à Escócia abandonou a atividade acadêmica e alternou sua residência entre Kirkcaldy e Londres, e publicou sua obra principal, An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations (1776), obra que teve importância fundamental para o nascimento da economia política liberal e para o progresso de toda a teoria econômica.
É considerado como aquele que mais contribuiu para a moderna percepção da economia de livre mercado e fundador da economia liberal clássica. empregos. O mais importante teórico do liberalismo econômico do século XVIII. Autor da obra "Uma Investigação Sobre a Natureza e a Causa da Riqueza das Nações", que é referência para os economistas.
Teoria
Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a