Adam Smith é ou Não é um liberal
No primeiro parágrafo da introdução de seu quarto livro, Smith define o objeto da economia política, sendo que a economia submetida a política, não é uma ténica neutra, é o ramo da ciência do legislador e do estadista. Ele afirma que a economia deve dar ao sujeito condições para que ele possa lograr a partir de seu próprio esforço.
Portanto, a Economia política visa enriquecer tanto o povo quanto o soberano.Com essa definição, fica evidente a posição de Smith a favor do bem comum, e logo, a partir daí, temos o primeiro ponto que vai contra a então a definição do liberal onde este utiliza o termo "meristocracia" para que as pessoas alcancem o desejado, com ou sem as condições mínimas ofertadas pelo Estado.
O Estado por sua vez, sempre tendo em vista o enriquecimento e bem-estar do povo inglês, deve ser protecionista, para que o comércio, principalmente o comércio exterior esteja sobre controle completo. Ao proteger o comércio externo, o Estado fortalece o comércio interno da nação, que para Smith é de extrema importância para o país pois ele ajuda a expandir a divisão social do trabalho ( a origem