Modelo
Palmas – TO
2015
CÁIO CÉSAR SANTOS NOLETO
LUCAS RODRIGUES ARAUJO
ESCOLA CLASSICA OU LIBERAL (ADAM SMITH E DAVID RICARDO)
Trabalho apresentado como requisito parcial da disciplina Introdução à economia do curso de Administração, orientado pela professora especialista Jarmonielle Oliveira.
Palmas – TO
2015
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Origem da Escola Clássica ou Liberal 5
2.2 Adam Smith 5
2.2.1 Teoria da mão invisivel 5
2.3 David Ricardo 5
2.4 Principais caracteristicas da escola classica 6
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
ANEXOS 9
APÊNDICES 10
1 INTRODUÇÃO
A escola clássica ou liberal foi iniciada de acordo com a obra do escocês Adam Smith (1723-1790) A Riqueza das Nações. Os ingleses Thomas Malthus (1766-1834) e David Ricardo (1772-1823) estruturaram e ampliaram suas ideias.
Essa teoria clássica se desenvolveu na segunda metade do século XVIII e no século XIX. Essas transformações passam pelo período da Revolução Industrial. Adam Smith afirma que não é a prata ou o ouro que determina a prosperidade de uma nação, mas sim o trabalho humano. A grande contribuição de Adam Smith para o Pensamento Econômico é exatamente a chamada “Teoria da Mão Invisível “. Essa teoria foi uma analogia empregada por Adam Smith para explicar como, numa economia concorrencial, a busca pelo interesse individual pode resultar em melhoria do bem comum.
Já David Ricardo exerceu uma grande influência tanto sobre os economistas neoclássicos, como sobre os economistas marxistas, o que revela sua importância para o desenvolvimento da ciência econômica. Os temas presentes nas suas obras incluem a teoria do valor (trabalho), a teoria da distribuição ou repartição (as relações entre o lucro e os salários), o comércio internacional e temas monetários. 2 DESENVOLVIMENTO
2.1 A origem da escola clássica ou liberal
A origem